Construir Conhecimento

BLOG iteca

Externato de Vila Meã
Largo da Feira, 12
4605-032 - Ataíde
255730400
biblioteca@externatovilamea.pt

"E se fosse eu?"

06-04-2016 13:54

A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) lançaram uma campanha muito interessante designada “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”.

Trata-se de uma iniciativa de sensibilização das crianças e dos jovens para as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra, procurando proteção humanitária. Os alunos de todo o país serão desafiados a vestir a pele de migrantes, colocar-se no lugar e na perspetiva dos outros, num exercício de empatia.

A ação decorrereu, hoje dia 6 de abril, em todo o país, em todas as escolas, através de um vídeo que mostrará o pouco que os refugiados transportam consigo.

As mochilas que carregam às costas ao longo de milhares de quilómetros, por terra e pelo mar, são muitas vezes idênticas às que os estudantes usam para levar os livros e o material para a escola. Mas o que transportam lá dentro é muito diferente: pequenos objetos, como documentos, dinheiro, uma muda de roupa e medicamentos. O essencial para sobreviver. Por vezes, também, uma recordação do que deixaram para trás.

O vídeo fala por si… e poderá permitir um excelente tempo de auto-reflexão ou de partilha de ideias: E se fosse comigo? O que levava?

https://www.youtube.com/watch?v=heDm_-ZNCMs